menu
menu Home  
 
  NOTICIAS recentes

Sebastian Bühler, Roberto Borrego e Pedro Carvalho venceram Baja Portalegre 500

fotoCampeonato Nacional de Todo-o-Terreno / Road to Dakar 2019
Baja Portalegre 500
24 a 26 de outubro


Milhares de pessoas acompanharam de perto as emoções da mais importante das provas nacionais de todo-o-terreno que levou até ao distrito de Portalegre cerca de 300 pilotos repartidos pelas disciplinas de Moto, Quad e SSV.

Dupla Pedro Carvalho/André Guerreiro vence nos SSV.  Pedro Santinho Mendes campeão nacional
Entre os SSV que asseguraram uma participação recorde de 120 concorrentes com uma elevada presença de pilotos estrangeiros, João Dias começou por ser o mais rápido no prólogo seguido de Victor Santos e do belga Sebastien Guyette, todos em Can-Am. Nos 68 km que se seguiram entre o Gavião e Nisa impôs-se Victor Santos que lidera um Top 10 integralmente composto por Can-Am onde menos de um minuto separava o primeiro do nono classificado. Atrás de Victor Santos posicionaram-se Aristides Mafra, Luís Portela de Morais, Pedro Santinho Mendes e Bruno Martins.

No dia seguinte com 344 km para serem disputados ao cronómetro João Dias começou por ser o mais rápido, mas a partir da centena de quilómetros foram os seus companheiros de equipa Pedro Carvalho/André Guerreiro quem tomou a rédea das operações assegurando no final uma vitória convincente. O segundo lugar de Pedro Santinho Mendes a 1m15s de Pedro Carvalho permitiu ao piloto de Évora sagrar-se campeão nacional. Na despedida do título de 2018 João Monteiro fechou as posições de pódio depois de uma notável recuperação tendo em conta que partiu para a derradeira etapa na 26ª posição. João Dias o vencedor do prólogo e Victor Santos que liderava à partida deste segundo dia de prova ocuparam as posições seguintes. A dupla Ricardo Domingues/Catarina Marques que concluiu a prova na 3ª posição seria, todavia, penalizada em 12 minutos descendo para a 13ª posição.

Na Classe SSV TT2 a vitória sorriu ao espanhol Pedro Delgado que se sagrou também vencedor da Classe Stock da Super Final Europeia da Taça Yamaha YXZ que trouxe até Portugal pilotos de sete nacionalidades.
Apesar de, pela primeira vez neste seu ano de estreia, não ter terminado a corrida Tiago Guerreiro sagrou-se campeão nacional nesta Classe depois de já anteriormente ter conquistado o Troféu Polaris, competição que teve como vencedor em Portalegre o jovem João Pedro Carpinteiro que também triunfou na Classe Junior. Entre as senhoras a vitória na Baja Portalegre 500 foi para a consagrada Dorothee Ferreira.

Sebastian Bühler triunfa nas Motos. Daniel Jordão é o novo campeão nacional
Entre as motos Sebastian Bühler em Husqvarna começou por vencer prólogo e ser o mais rápido em SS1. No final do 1º dia o campeão António Maio ocupava a 2ª posição à frente de Bruno Santos e de Martim Ventura. No dia seguinte Sebastian Bühler confirmou o favoritismo e venceu de forma clara, terminando a corrida com mais de 10 m de vantagem para o segundo classificado. Competindo com a Yamaha de rali idêntica à que vai pilotar no Dakar o campeão António Maio terminou na 2ª posição à frente de Bruno Santos em KTM e de Martim Ventura em Yamaha, pilotos que venceram respetivamente as Classes TT3 e TT1. Numa jornada em que os seus diretos adversários Salvador Vargas e Bernardo Megre se atrasaram devido a quedas, o 5º lugar de Daniel Jordão foi suficiente para que o piloto da Yamaha sagrasse campeão nacional.

Prémio “Road to Merzouga” da parceria CNTT / Road to Dakar para Pedro Carvalho/André Guerreiro e Daniel Jordão
Daniel Jordão assim como a dupla Pedro Carvalho/André Guerreiro foram ainda os vencedores do prémio Road to Merzouga obtendo uma inscrição para a prova marroquina, fruto da recente parceria estabelecida entre o CNTT e o Rali Dakar.

Roberto Borrego volta a fazer história em Portalegre
Entre os Quad Roberto Borrego começou a prova vencendo o prólogo e triunfando no 1º setor seletivo, apesar de uma aparatosa queda a menos de 100 metros da linha de chegada. Posições seguintes no 1º dia de prova para Ruben Alexandre em Yamaha, André Carita e Filipe Silva em Suzuki. No dia seguinte Roberto Borrego voltou a fazer história batendo o seu próprio recorde de vitórias na Baja Portalegre 500 ao alcançar o 8º triunfo, o 5º consecutivo, sagrando-se ainda campeão nacional pela 6ª vez. Ruben Alexandre em Yamaha conquistou o 2º lugar seguido de três pilotos que pse apresentaram aos comandos de Quads Suzuki. André Carita foi ao pódio tendo ficado à frente de Filipe Silva e do campeão 2018 Arnaldo Martins.

Troféu Mini Baja com duas dezenas de pilotos
Na Mini Baja que juntou duas dezenas de pilotos dos 10 aos 17 anos João Duarte foi o vencedor de uma prova onde foi secundado por Bernardo Passanha tendo Alexandre Bastos terminado em 3º lugar. Entre as meninas Ândria Sousa de 13 anos foi a mais rápida triunfando também na sua classe, o mesmo acontecendo com Rodrigo Alves entre os Quad do Troféu que teve na Baja Portalegre 500 a sua quarta e derradeira etapa.
Ver todas »
Magazine TT
 
os nossos PARCEIROS
Aifa   Vida Boémia
Produção Audiovisual
 

Actionmedia

 

Imagens Desportivas

 

FMP

 

X Adventure

 

DakarShoes

  © 2006 A2 comunicação. Todos os direitos reservados