menu
menu Home  
 
  NOTICIAS recentes

KIA Sportage no Top10 da Taça do Mundo

fotoBaja Portalegre 500
Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno
Portalegre – 25 a 27 de outubro

Dupla Nuno Madeira/Miguel Costa sobe ao pódio do CPTT


O KIA Sportage TT pilotado com mestria por Nuno Madeira teve um excelente desempenho na edição de 2108 da Baja Portalegre 500 derradeira etapa da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e também do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno onde ficou integralmente provada a valia deste projeto e a capacidade de resistência da máquina tendo em conta os inúmeros percalços a que sobreviveu. Top 10 da Taça do Mundo e pódio na jornada do CPTT resultados que não espalham totalmente o andamento evidenciado pelo conjunto, já que sem uma penalização de 13 minutos lhes retirou a possibilidade de concluírem a corrida no 7º lugar a 14s da 6ª posição e no 2º posto do CPTT.

Nuno Madeira que teve a seu lado Miguel Costa resume aqui as muitas peripécias pelas quais passaram nesta que é a prova rainha do todo-o-terreno em Portugal e a baja de maior prestígio entre as que fazem parte do calendário da Taça do Mundo.

“Os percalços começaram na quarta feira, quando no shakedown se partiu a bomba de água e a barra torção traseira, o que só viemos a descobrir mais tarde. Fizemos por isso um péssimo prólogo e da parte da tarde, com a barra complementarmente pendurada, como verificámos à chegada, conseguimos mesmo assim apanhar dois dos nossos diretos adversários o segundo dos quais nos travou muito o nosso andamento, mas era impossível tentar a ultrapassagem. No dia seguinte no troço da manhã conseguimos chegar ao Top 10 e 3º do CPTT apesar de uma Omo cinética partida a 30 km do fim que nos deixou apenas com tração dianteira. Para trocar a peça foram necessários mais 13 minutos e arrancámos para o derradeiro troço sem ter a certeza de tudo estar OK porque o calor que apanhou estragou outras peças que funcionam em conjunto. Em contrapartida o Rui Porelo conseguiu alterar a afinação das suspensões, mudando o setup do carro, para trabalhar sem barra, o que o tornou menos eficiente nos buracos, mas a curvar, voltava a ser o meu Sportage. Partimos com a faca nos dentes para recuperar as posições.  Foram 200 km alucinantes, sempre a fundo. Só o pó dos concorrentes que tivemos de ultrapassar nos travou” explicou à chegada Nuno Madeira que salienta ainda:
“Depois de 200 km sem poupar nada, ficou provado que o Kia Sportage é talhado para grandes provas, e que tem uma resistência incrível, pode-se bater com os melhores carros do mundo, como demonstra o 5º tempo absoluto em SS4. Sinto que proporcionamos bons momentos aos milhares espetadores que vieram ver este grande evento desportivo e esse será sempre um objetivo desta equipe. Vamos agora parar os desenvolvimentos, e trabalhar na fiabilidade, refazendo o carro do zero, para que 2019, seja o ano que a KIA e o nosso preparador Stylauto merecem”.
Ver todas »
os nossos CLIENTES
a sua NEWSLETTER
  © 2006 A2 comunicação. Todos os direitos reservados