menu
menu Home  
 
  NOTICIAS recentes

João Ferreira de fio a pavio na Baja TT Sharish Gin

fotoBaja TT Sharish Gin
Reguengos de Monsaraz/Mourão/Redondo
22 a 24 setembro

Após ter conseguido alcançar exibições de elevado gabarito desde sexta-feira até hoje, o campeão nacional e europeu em título, mas que este ano apostou no Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno (W2RC), selou com uma vitória sem mácula a Baja TT Sharish Gin. Tratou-se de uma prova que correu de feição ao piloto leiriense e que merece o reconhecimento generalizado de todos quantos gostam de todo-o-terreno.

Indiscutível a vitória de João Ferreira e Filipe Palmeiro na 35.ª Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão – Redondo, que começou a desenhar-se no momento em que fechou o pano do prólogo na sexta-feira. Naturalmente que o piloto de Leiria e o navegador de Portalegre conduziram sem apelo nem agravo o MINI JOHN COOPER WORKS RALLY PLUS ao lugar mais alto do pódio, mas nunca deixaram de ser pressionados por Tiago Reis e Valter Cardoso, dupla do Toyota Hilux que foi sempre uma seta apontada para destroçar os intentos dos vencedores.
Ambos os pilotos imprimiram ritmos muito semelhantes, como se de um jogo do gato e do rato se tratasse, mas à passagem dos 100 quilómetros, o piloto de Famalicão decidiu abrandar a cadência tendo em atenção às contas do campeonato. De facto, enquanto João Ferreira ativou o modo de preparação para as provas do Mundial, Tiago Reis optou por efetuar uma prova cautelosa, até porque a pista, dura e com muita pedra, não oferecia grande confiança para tomar de assalto a eventual liderança, uma vez que o piloto nortenho afiançou que o mais importante é o campeonato e não a vitória em Reguengos.
Perante este desiderato, cumpriram-se as previsões e fez-se justiça relativamente ao vencedor, com o piloto de Leiria a completar a prova com o tempo de 4h53m27,8s, deixando o seu mais direto opositor a 1m07,3s de distância, numa prova em que João Ramos e Jorge Carvalho conduziram o Toyota Hilux ao lugar mais baixo do pódio, a 11m28,6s do topo da classificação.

«Como a prova de Reguengos faz parte da Taça Europeia de Bajas e, naturalmente, do Campeonato de Portugal, é com satisfação que triunfámos mais uma competição internacional e nacional com uma competitividade enorme, em que o Tiago (Reis), o Valter (Cardoso) e toda a equipa estão de parabéns. O que aconteceu ontem, após 180 km de sector seletivo e estarmos separados por 4 segundos é incrível. Hoje foi atacar desde o primeiro quilómetro e conseguimos dilatar para pouco mais de um minuto a vantagem, pelo que estamos todos de parabéns», confessou João Ferreira, com o jovem piloto a regressar a Leiria com a vitória da categoria T1 no bornal.

Pese embora “contemplados” com um a penalização de dois minutos, a dupla Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal conseguiu arrecadar o derradeiro lugar de pódio.

Com um terceto de viaturas T1+ a ocupar o pódio absoluto a posição seguinte pertenceu ao novo campeão europeu de bajas João Dias com João Miranda que no final da corrida ainda não tinha a certeza de que já tinha conquistado o título. Alejandro Martins, navegado por José Marques, manteve uma atuação positiva ao concluir a prova ao volante de um MINI JOHN COOPER WORKS RALLY na quinta posição, o primeiro dos T1 tradicionais.

Seguem-se na classificação geral Miguel Barbosa Tomás Neves, em Toyota Hilux, Armindo Araújo, que faz equipa com Luís Ramalho os segundos classificados na Categoria T3. 8.º lugar para Ghislain De Mévius G RALLY TEAM OT3 que com este resultado perdeu a corrida ao título T3 para João Dias e que no final deu os parabéns ao piloto português. Fecharam o Top 10, Nuno Madeira em Ford Ranger e o espanhol Fidel Castillo Ruiz que num Can.Am Maverick venceu entre os T4. Triunfo português também a classe T2 com Fernando Barreiros ao volante de uma Izusu D Max.

Relativamente à prova destinada ao evento nacional, a dupla formada por César Sequeira e Filipa Sequeira, ao volante de um MINI Cooper D Proto, foram os mais rápidos na Classe T1. Ricardo Sousa e Jorge Brandão (Can-Am Maverick) foram os mais rápidos na classe T3, enquanto João e António Carvalho, em viatura idêntica, os mais céleres na classe T4. A equipa João Lourenço e Nuno Sousa, aos comandos de um Nissan Navara D22, foi a mais rápida em T2.
Joel Marrazes e José Motaco, em Nissan Navara e Simão Comenda, navegado por Valter Campos, em Nissan D22, conseguiram o triunfo nas classes T8 e T9.
Ver todas »
os nossos CLIENTES
a sua NEWSLETTER
  © 2006 A2 comunicação. Todos os direitos reservados