Os Portugas no Dakar 2 foi o melhor na sua categoria
Os Portugas no Dakar 2, da autoria de Elisabete Jacinto e Luís Pinto-Coelho, venceu a categoria de Melhor Cartoon Nacional no VI Troféus Central Comics, cuja cerimónia teve lugar na Casa de Animação do Porto.
A iniciativa, que se inseriu no Festival Central Comics, reuniu um conjunto de actividades ligadas ao sector bedéfilo nacional, entre as quais se contaram exposições, apresentações e lançamentos de títulos, projecção de animações, curtas-metragens.
Após um mês de votação aberta ao público, durante o qual se colheu perto de quatro centenas de votos, – um número apreciado, dado o contexto de férias no qual se realizou o evento – os leitores portugueses de banda desenhada e de cartoon elegeram os melhores autores e obras publicados/as no ano transacto.
De notar que foram pouco os nomeados que não se elevaram pelo menos uma vez à primeira posição da sua categoria durante o decorrer da petição. Este ambiente de grande competição viveu-se até ao último dia tendo os prémios sido atribuídos por diferenças menores que cinco pontos.
Elisabete Jacinto não escondeu a sua satisfação: "numa das últimas etapas do Dakar de 2001 tomei finalmente a decisão de contar todas as minhas história em Banda Desenhada. Brincar e caricaturar as histórias dos outros pilotos foi fácil. Caricaturar as minhas só foi possível graças à excelente capacidade do Luís para brincar com as situações através dos seus magníficos desenhos. Agradeço ao Luís Pinto-Coelho Os Portugas no Dakar. Agradeço-lhe a capacidade de expressar os sentimentos e emoções sem ter de esboçar uma palavra pois isto é, de tudo, o mais difícil de fazer em BD. Agradeço a possibilidade de poder partilhar convosco o que fez de mim a mulher que sou hoje."