Eslováquia lança Primeiro Camião a Hidrogénio Apoiado Pela Ford Trucks |
A empresa eslovaca de tecnologia inovadora Mobility & Innovation Production s.r.o. apresentou hoje o primeiro camião movido a hidrogénio, que passou com sucesso nos testes de homologação de acordo com os regulamentos da UE.
O primeiro camião a hidrogénio eslovaco é construído sobre a plataforma F-MAX da Ford Trucks, com o apoio exclusivo da marca. É o mais inovador camião movido a hidrogénio que cumpre as mais rigorosas normas europeias. Este produto utiliza tecnologias que ainda não foram integradas em veículos disponíveis no mercado. Todos os parâmetros foram exaustivamente testados e documentados:
• Em comparação com os camiões elétricos, estes camiões oferecem uma autonomia alargada para viagens de longa distância, proporcionando até 750 km de autonomia.
• O reabastecimento é um processo rápido e eficiente que suporta horários de funcionamento consistentes.
• Experiência de utilização perfeita para os condutores, tornando-o uma opção acessível para as frotas em transição para as energias alternativas de emissões zero, sem perturbar os hábitos de condução estabelecidos.
• É a alternativa mais próxima dos atuais camiões movidos a combustíveis fósseis, trazendo a adaptação do transporte com emissões zero diretamente para a vida quotidiana.
• A autonomia estimada é de 600 a 750 km, o que é incomparável com outros veículos alternativos.
• A autonomia de condução quando se utilizam apenas baterias de tração da DuraPower é de até 120 km.
• Célula de combustível REFIRE integrada com uma capacidade de 117kW (também disponível nas versões de 180 e 200kW).
• O primeiro camião na Europa com motor Dana Sumo integrado num veículo pesado, juntamente com uma caixa de 4 velocidades especial da EATON, desenvolvida para a propulsão elétrica em transportes pesados.
• O peso bruto máximo do veículo homologado é de 45 toneladas.
• A posição da quinta roda é compatível com todos os reboques que cumpram as normas ISO para reboques não mega.
• A compatibilidade do camião é a mesma que a versão diesel do modelo básico Ford Trucks F-MAX.
Parâmetros impressionantes
O novo camião moderno e de emissões zero, denominado M&I RH120R, possui motor elétrico DANA TM4 Sumo HV 2500 6-P, oferecendo 540kW (734hp) com um binário até 2500Nm. O camião integra uma transmissão de quatro velocidades da Eaton, que foi desenvolvida diretamente para a aplicação de E-drive. A célula de combustível Refire Prisma XII+ com uma potência de 117kW carrega baterias de tração de alto desempenho da Durapower com uma capacidade de 122kWh, que também podem ser carregadas através de um conetor CCS2. A bordo deste camião único encontram-se quatro tanques de hidrogénio de 12 kg fabricados pela Nproxx, permitindo que o camião percorra entre 600 e 750 quilómetros com um único abastecimento.
Durante a apresentação do veículo foi assinado um Memorando de Entendimento com a Metrans e a Waberer’s, como sendo os primeiros interessados no veículo apresentado. Ambas as empresas planeiam testar os veículos em operações reais diárias e estão a considerar a possibilidade de no futuro adicionar o veículo com emissões zero às suas frotas.
A empresa eslovaca Mobility & Innovation Production, s.r.o. (MIP) é uma empresa de tecnologia inovadora focada na pesquisa e desenvolvimento de sistemas de propulsão com emissão zero para diversos veículos. Esforça-se continuamente para implementar as tecnologias mais recentes e avançadas que atendam aos regulamentos da União Europeia. Concentra-se exclusivamente no desenvolvimento de conceitos totalmente homologados para utilização em veículos de transporte.
Além do camião a hidrogénio, a MIP introduziu o primeiro autocarro urbano a hidrogénio no mercado europeu em 2022, com um baixo consumo recorde de hidrogénio, confirmando a sua posição como líder europeu no desenvolvimento de autocarros urbanos com emissões zero e carroçarias compostas ultraleves.
Emrah Duman, vice-presidente da Ford Trucks refere“ A Ford Trucks é uma marca líder que molda o futuro das soluções de transporte no setor comercial de veículos pesados. A nossa visão é criar valor com as soluções de transporte mais eficientes. Em linha com esta visão, desenvolvemos continuamente o nosso portfólio de produtos a nível tecnológico através das nossas capacidades de I&D, competências no domínio da engenharia e investimentos na inovação. Avançamos com o objetivo de um futuro assente nas emissões zero, sendo que os nossos esforços de I&D continuam ‘a todo o vapor’ para o conseguir”
“Vemos a colaboração da Ford Trucks com a Mobility & Innovation Production s.r.o. como uma oportunidade valiosa. Especialmente no campo das tecnologias FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle), o seu papel pioneiro nos nossos projetos conjuntos é extremamente valioso para nós. Esta colaboração não só contribui para a indústria, como também apoia os nossos objetivos de desenvolver soluções de transporte ecológicas. Queremos continuar a parceria com a Mobility & Innovation Production s.r.o e reforçá-la ainda mais através desta colaboração de sucesso. Acreditamos firmemente que, no futuro, esta parceria irá aprofundar-se e contribuir para as soluções inovadoras que desenvolvemos no sector”.
Para Pavel Čulík, diretor-geral da MIP “O primeiro camião a hidrogénio a passar nos testes de homologação na Europa é a prova do que o engenho humano pode alcançar quando combinado com o poder do trabalho em equipa. Este projeto único não teria sido possível sem a dedicação e o esforço extraordinário de todos os envolvidos. É um triunfo com base na coragem, criatividade e colaboração. Só me entristece que hoje não possamos partilhar este momento com a pessoa que apoiou a decisão de embarcar neste projeto desafiante, o nosso parceiro, amigo e visionário das tendências tecnológicas do futuro, o Sr. Rudolf Hrubý.”
János Onódi, Diretor Executivo da MIP refere, “Estou extremamente orgulhoso dos resultados da nossa equipa de investigação e desenvolvimento. Alcançámos com sucesso novos padrões no transporte pesado com emissões zero. Embora surjam quase todos os dias muitos projetos para o desenvolvimento de camiões de propulsão alternativa, conseguimos concluir com êxito este projeto. Isto mostra que a Eslováquia tem pessoas talentosas que podem não só fabricar, mas também desenvolver produtos de alta qualidade. Com o nosso parceiro estratégico, a Ford Trucks, mostramos que a inovação e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas.”
Os resultados dos veículos utilitários da Ford Trucks em termos de qualidade, durabilidade e eficiência apoiam a sua estratégia de produto internacional na redução da totalidade dos custos operacionais. A Ford Trucks, combina mais de meio século de experiência em design e fabrico com conhecimentos no desenvolvimento de produtos específicos de mercado para construir os principais componentes dos seus veículos, incluindo motores totalmente novos.
Para a Durapower, esta colaboração representa o primeiro marco no fornecimento de sistemas de baterias para um camião de 44 toneladas com células de combustível na Europa. A Durapower está extremamente orgulhosa por apoiar um projeto tão inovador, onde as suas baterias foram totalmente integradas com a caixa de 4 velocidades Eaton, os tanques de hidrogénio NPROXX 700 bar e o eficiente sistema de células de combustível Refire.
A NPROXX é líder mundial no projeto, desenvolvimento e fabricação de recipientes de pressão Tipo 4 para armazenamento de hidrogênio em alta pressão. Com base em 40 anos de experiência na fabricação de produtos e sistemas de polímeros reforçados com fibra de carbono (CFRP) em diversos setores, a NPROXX fornece sistemas de tanques compostos e soluções personalizadas para uma ampla gama de aplicações de armazenamento de hidrogénio.
A rede global da TÜV SÜD tem 1.000 filiais em todo o mundo e emprega 28.000 pessoas. A TÜV SÜD Czech foi criada na década de 1990 e emprega atualmente 400 pessoas. O seu principal objetivo é fornecer verificação e certificação independentes de produtos e processos. Também concebe soluções ao longo do ciclo de vida da empresa, independentemente do sector em que opera.
“A nossa cooperação com a Mobility & Innovation Production é longa, por isso, fomos convidados para o projeto do trator a hidrogénio. Pudemos comentar as soluções técnicas do ponto de vista regulamentar e orientar os esforços dos designers na direção certa. Como resultado, os testes finais de homologação decorreram sem problemas”, afirma Martin Hron, Diretor da Divisão de Mobilidade da TÜV SÜD Czech.
O Grupo REFIRE é uma empresa de energia de hidrogénio com uma cadeia de valor completa, oferecendo ecossistemas completos e mercados catalisadores. A empresa fornece equipamento de produção de hidrogénio, incluindo eletrolisadores e transformadores de potência.
A DRABPOL Automotive, fundada em 1983, fornece soluções de sistemas inovadores para fabricantes de camiões, autocarros e veículos especiais. O seu programa “Electromobility with DRABPOL” integra sistemas de propulsão elétrica e de hidrogénio com eletrónica de bordo. Oferecem soluções avançadas de controlo de propulsão do portfolio DANA, satisfazendo os mais elevados padrões dos clientes. Os seus serviços incluem a conceção elétrica, o fabrico, o desenvolvimento de software e a conformidade com as normas ISO26262 e GSR. A DRABPOL é um parceiro fiável, que garante estabilidade e flexibilidade.
A EATON é uma empresa de gestão de energia, também produtora de caixas de velocidade, que opera em mais de 175 países. A empresa fornece produtos e serviços com eficiência energética para ajudar os clientes a gerir a energia elétrica, hidráulica e mecânica de forma fiável e sustentável. A Eaton sensibiliza as pessoas a usar a energia de forma eficiente, apoia práticas de negócios sustentáveis e incentiva os funcionários a ter um impacto positivo nas suas comunidades e no mundo. |
Ver todas » |
|
os nossos CLIENTES |
|
a sua NEWSLETTER |
|
|