Elisabete Jacinto, vai participar no 24º Rallye Aicha des Gazelles, competição que decorre em Marrocos entre os dias 19 e 29 de Março. Esta será a sua sexta participação naquela que é a maior prova mundial de todo-o-terreno destinada em exclusivo às mulheres.
A piloto integra a equipa oficial Volkswagen França pelo terceiro ano consecutivo, e será de novo acompanhada pela navegadora francesa Valérie Dot.
A dupla cuja máquina irá ostentar o nº 160 aposta numa vitória neste rali onde participam 320 mulheres das mais diversas nacionalidades, idades e profissões.
Esta competição, onde a navegação, a gestão estratégica e a perícia de condução em todo-o-terreno são fundamentais, assenta num modelo radicalmente diferente das restantes competições da modalidade. É também um rali onde existe uma grande preocupação pelo ambiente e o respeito pelas populações locais.
As regras são rigorosas: as concorrentes não têm acesso a GPS ou caderno de itinerário e recorrem apenas ao auxílio de bússolas e a cartas militares para, durante oito dias, realizarem um percurso determinado pela organização que liga vários pontos no terreno. No Rallye Aicha des Gazelles vence a equipa que, cumprindo a passagem por todos os pontos, o fizer em menos quilómetros.
Elisabete Jacinto participou pela primeira vez nesta competição em 2003, repetindo a participação no ano seguinte. Em 2008 a piloto regressa a esta competição, então aos comandos do seu camião MAN, com o qual averbou o 2º lugar da classificação geral absoluta. Já em 2012 Elisabete Jacinto subiu ao terceiro lugar do pódio e em 2013 apenas uma questão mecânica, ocorrida durante a última etapa numa altura em que estava no comando, a impossibilitou de terminar como vencedora.