menu
menu Home  
 
  NOTICIAS recentes

António Maio, Beto Borrego e João Lopes vencem em Proença

foto

António Maio vence pela quarta vez consecutiva
Filipe Ferreira venceu Desafio Polaris

Sob um calor abrasivo e com uma excelente organização da Escuderia Castelo Branco terminou na vila beirã de Proença-a-Nova a quinta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que teve como vencedores António Maio nas motos, Beto Borrego nos Quad e João Lopes nos UTV. Os resultados da Baja TT Proença-a-Nova/Oleiros/Mação vieram confirmar o domínio que tem sido exercido esta temporada, tanto por António Maio que soma tantos triunfos quantas provas disputadas, como por João Lopes que regista já três vitórias. Nos Quad Beto Borrego foi o primeiro a bisar esta temporada. Quanto ao Desafio Polaris a vitória pertenceu a Filipe Ferreira um estreante absoluto.

Maio a 9 pontos de ser campeão
Nas motos António Maio foi um incontestável vencedor. Depois de uma vitória clara no prólogo, o piloto da Yamaha geriu de forma confortável a sua corrida, que teve no campeão Mário Patrão o segundo classificado. O agora piloto da KTM ainda se mostrou no primeiro troço, onde ficou apenas a oito segundos de Maio, mas este forçou o andamento no segundo sector selectivo e terminou com uma vantagem superior a três minutos. Esta foi a quarta vitória consecutiva de António Maio que está agora apenas a 9 pontos de se sagrar campeão nacional. Excelente prestação de Hélder Rodrigues que no espaço de quinze dias sobe pela terceira vez ao pódio: na Tunísa, onde venceu, na corrida do mundial disputada na Sardenha e agora em Proença onde foi terceiro classificado. O consagrado piloto oficial da Yamaha ficou a cinco minutos de Maio e terminou com uma vantagem de 2m12s para Gustavo Gaudêncio, em Honda, que venceu entre os concorrentes da classe TT1. Quinta posição para Ruben Faria, 2º entre as TT1 e sexto lugar final para Fausto Mota (KTM), o mais rápido de entre os concorrentes à Classe TT3.

Beto Borrego ganha mas Tiago Gomes mantém a liderança
Entre os Quad foi Beto Borrego em Yamaha quem venceu, convenceu mas continua dependente dos resultados de Tiago Gomes para poder reconquistar o título de campeão. Mas o piloto da Suzuki não desarma e foi segundo classificado, embora a mais de seis minutos do vencedor, enquanto o derradeiro lugar do pódio foi ocupado pelo veterano António Moreira que recentemente venceu em Loulé.

João Lopes soma e segue
Tal como nas motos, João Lopes não tem tido rival esta temporada entre os UTV/Buggy. Aos comandos de um Polaris RZR 1000 o campeão de 2012 impôs-se no confronto directo com os seus principais adversários, mas desta vez teve de superar um fortíssimo ataque de Bruno Martins que venceu o derradeiro troço e terminou a apenas 22s. Autor de uma prova notável, travada na ponta final onde o pó dos concorrentes que partiram à sua frente o impediu de andar tudo o que podia, Bruno Martins foi ainda o mais rápido entre os Buggy. O pódio absoluto completou-se com mais um Polaris, o de Teo Viñaras, piloto espanhol que recentemente venceu em Loulé e que ocupa a segunda posição no campeonato. Nas três posições seguintes outros tantos Polaris RZR 1000, os de Roberto Viñaras, o vencedor desta prova no ano passado, o de Miguel Jordão, agora vencedor da classe Promoção e o de Pedro Santinho Mendes.
António Ferreira, 7º da geral, segundo entre os Buggy foi o vencedor da Classe Veteranos enquanto sua mulher Dorothee Ferreira, 10ª da geral venceu a Taça das Senhoras e foi terceira entre os veteranos.

Filipe Ferreira o primeiro vencedor do Desafio Polaris
Quanto ao Desafio Polaris, a mais recente aposta em termos de promoção e procura de novos valores no âmbito das competições de todo-o-terreno em Portugal, coube à Beira Baixa e à Escuderia Castelo Branco lançar para a pista máquinas e pilotos depois de uma jornada inaugural infelizmente marcada pela trágica morte do piloto de Quad Bruno Ferreira.

Se o prólogo foi ganho pelo experiente e ex-piloto de velocidade Ricardo Megre a vitória após ter sido cumprido um troço com 118 quilómetros de extensão foi para Filipe Ferreira apesar deste estreante piloto da Guarda ter sido forçado a fazer os derradeiros 30 quilómetros com um furo conseguiu. Chegar ao triunfo se bem que pela margem mínima de 41s relativamente a Ricardo Megre enquanto o terceiro lugar foi ocupado por Joana Lopes irmã do líder do campeonato UTV/Buggy.

Classificações do Campeonato
Moto: 1º António Maio, 80 pontos; 2º Mário Patrão, 51; 3º Ruben Faria, 46; 4º Fausto Mota, 43; 5º Gustavo Gaudêncio, 38; 6º David Megre, 37; 7º Hélder Rodrigues, 36.
Quad: 1º Tiago Gomes, 67; 2º António Moreira, 63; 3º Beto Borrego, 40; 4º André Carita, 24; 5º Alexandre Silva, 22; 6º Ruben Alexandre, André Jesus e Bruno Ferreira, 17.
UTV/Buggy: 1º João Lopes, 60; 2º Teo Viñaras, 50; 3º Dorothee Ferreira e Pedro Santinho Mendes, 42; 5º Miguel Jordão, 39; 6º Roberto Viñaras, 36; 7º Bruno Martins, 34.

« Voltar
os nossos CLIENTES
a sua NEWSLETTER
  © 2006 A2 comunicação. Todos os direitos reservados