menu
menu Home  
 
  NOTICIAS recentes

Mulheres europeias rumo ao tecto da Europa

foto

União Europeia

Arranca amanhã a nova presidência francesa

Elisabete Jacinto representa Portugal na escalada do Monte Branco

Superada que está a etapa de habituação às novas condições climatéricas e à altitude do Monte Branco, as mulheres representantes de cada país da União Europeia começaram hoje a ascensão ao Monte Branco, uma etapa que termina amanhã quando atingirem o cume da Montanha por volta das 7 horas da manhã em Portugal.


Elisabete Jacinto é a representante portuguesa nesta iniciativa que tem como objectivo assinalar esta nova fase para todos os países da União Europeia.

Diário de bordo por Elisabete Jacinto:


"Durante a manhã de ontem (dia 29) fizemos a Via Ferrata que é, nem mais nem menos, escalar uma vertente enorme e andar horas pendurada por cordas, algo verdadeiramente incrível. A altura era assustadora e subimos sem qualquer tipo de apoios. Posso dizer que o dia de ontem foi mais impressionante do que propriamente difícil, embora momentos existiram em que o receio falou mais alto! As termas de Saint Gervais foram o elixir quer nos revigorou para o dia de hoje, após uma noite relaxante em Chamonix. Às 6h00 de hoje (dia 29) apanhámos o autocarro para Saint-Gervais e depois o comboio que nos deixou no Nid d’Aigle, aos 2380 metros de altitude. Só me lembro de começarmos a subir, a subir, a subir rocha sem ter mais fim, numa difícil marcha de ascensão, passando pelo refúgio de Tête-Rousse até ao refúgio de Goûter, situado a 3817 metros.
As imagens que retenho do dia de hoje são verdadeiramente incríveis e estou certa de que em fotografia será bastante complicado mostrar tudo aquilo que daqui é possível apreciar... Quando olho para baixo vejo espaço a perder de vista, é muito difícil de descrever. Amanhã retomamos a escalada por volta das 3 horas e o percurso será sobre neve, já sem recurso a capacete, o que nos facilita bastante a caminhada, porque de cada vez que nos mexemos a mochila move-se também e pesada como está, desequilibra-nos. Estar aqui pressupõe que se faça um esforço enorme, mas até agora estou a adorar. Tive receio de não ser capaz de superar certas etapas, mas a verdade é que aqui estou e agora só anseio pelo momento de chegar ao cume desta grande montanha!"

Imagens disponíveis em:

HOTE : ftp-linux-obh.fr.oleane.com
UTILISATEUR :
cordee.europeenne@tv8monb1.fr.fto
PASSE : cordee74
« Voltar
os nossos CLIENTES
a sua NEWSLETTER
  © 2006 A2 comunicação. Todos os direitos reservados